.Apresentação    |   Oradores   |    Organização   |   Galeria de Imagens
 
Apresentação

O Departamento de Engenharia Civil e a Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, em conjunto com o Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, organizaram o Seminário “reVer: Contributos da arquitectura vernácula portuguesa para a sustentabilidade do ambiente construído”, que teve lugar na Fundação Manuel António da Mota (Mercado do Bom Sucesso, Porto) no dia 28 de março de 2015. No programa do evento pretendeu-se abordar a temática da construção tradicional, desde os seus materiais e técnicas até à reabilitação do património vernáculo, abrangendo ainda um conjunto mais alargado de assuntos que permitam identificar e compreender e melhor o potencial contributo dos princípios utilizados neste tipo de construção para a sustentabilidade do ambiente construído. Para o efeito participaram no evento, como oradores convidados, um conjunto de personalidades que se destacam em Portugal no domínio da construção/arquitetura vernácula. O evento enquadrou-se nas atividades de disseminação do projeto reVer “Modelação do desempenho de ciclo de vida de edifícios vernáculos portugueses – contributos para a sustentabilidade do edificado”, pelo que os organizadores gostariam de agradecer o apoio concedido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), com a referência EXPL/ECM-COM/1801/2013, que foi fundamental para o desenvolvimento dos resultados apresentados pelos elementos da equipa de investigação.

Este encontro dividiu-se num conjunto de painéis temáticos, nomeadamente:
Painel 1 – Princípios bioclimáticos e de sustentabilidade na arquitetura vernácula.
Painel 2 – Eco-eficiência dos recursos locais.
Painel 3 – Os sistemas construtivos tradicionais e sua reabilitação.
Painel 4 – Iniciativas para o desenvolvimento de territórios de baixa densidade e programas de financiamento.

A Comissão Organizadora espera que o Seminário reVer e os diferente temas abordados nos artigos do Livro de Atas contribuam para a discussão sobre os princípios de sustentabilidade presentes na arquitetura vernácula portuguesa, sua disseminação e desenvolvimento de competências para a conservação e reabilitação deste património. Aproveita-se ainda este espaço para agradecer a todos os oradores, participantes, instituições, patrocinadores e parceiros de divulgação que permitiram a realização do Seminário reVer.

Oradores convidados

Ana Pinho (Universidade Católica Portuguesa | Iniciativa Terra Amada)

Ana Paula Xavier (Minha Terra - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local)

Débora Macanjo Ferreira (IPB | Biourb)

Joana Gonçalves (Universidade do Minho | DAJ)

Jorge Fernandes (Universidade do Minho)

José Júlio Correia da Silva (Universidade de Évora)

Luís Bragança (Universidade do Minho)

Maria Fernandes (Direção-Geral do Património Cultural)

Maria da Luz Seixas e Francisco Seixas (Arquisol | Betão e Taipa)

Mariana Correia (Escola Superior Gallaecia)

Paulo Mendonça (Universidade do Minho)

Teresa Nóvoa e Nuno Martins (Associação Palombar)

Victor Mestre e Sofia Aleixo (vmsa-arquitectos)

 

Galeria de Imagens

A galeria de imagens do Seminário reVer encontra-se disponível através da seguinte ligação (carregue aqui).

 
Livro de atas do seminário

O livro de atas do seminário reVer encontra-se disponível para consulta e descarga. Nesta publicação poderá encontrar as comunicações apresentadas pelos diversos oradores (carregue aqui).

 

Comissão Organizadora

Ricardo Mateus (Universidade do Minho); Luís Bragança (Universidade do Minho); Manuela Almeida (Universidade do Minho); Jorge Fernandes (Universidade do Minho); Sandra Silva (Universidade do Minho); Paulo Mendonça (Universidade do Minho); Helena Gervásio (Universidade de Coimbra).

Organização

 
 
 
 

Apoio Institucional

Patrocinadores

Diamante

 

   Platina

 
 
 
 

 

   Ouro

 

Parceiros de divulgação

 
 
 
 
 

O projeto reVer foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com as referências EXPL/ECM-COM/1801/2013; FCOMP-01-0124-FEDER-041746.